Tratamento Para Estrias: O Guia Definitivo

Se você está procurando um tratamento para estrias, com certeza você não está sozinha.

Essas indesejadas linhas na pele não são prejudiciais à saúde, mas podem causar problemas de auto-imagem e ansiedade. Para a maioria das mulheres, as estrias são uma preocupação importante que pode afetar a vida cotidiana.

O que são estrias?

As estrias são cicatrizes com aparência de linhas estreitas que aparecem na pele. Elas ocorrem quando a pele é subitamente esticada e são extremamente comuns.

Se você está percebendo estrias no seu corpo, não se desespere! A maioria das mulheres possuem estrias, geralmente nos seios, coxas, quadris, barriga e bumbum.

 As estrias são mais comuns em mulheres, mas ocorrem também nos homens.

Como as estrias aparecem?

As estrias acontecem quando a pele é puxada por um rápido crescimento ou alongamento. Embora a pele seja geralmente bastante elástica, quando está sobrecarregada, a produção normal de colágeno (a principal proteína que compõe o tecido conjuntivo da pele) não é suficiente e a pele se rompe por dentro.

A pele consiste em três camadas principais. Estrias se formam na derme, ou camada média, quando o tecido conjuntivo é esticado além dos limites de sua elasticidade. Isso normalmente ocorre devido à rápida expansão da pele.

À medida que o corpo cresce, as fibras conectadas na derme se estendem lentamente para acomodar um crescimento lento. No entanto, o crescimento rápido leva ao alongamento repentino. Isso faz com que a derme rasgue, causando ferimentos internos da pele.

O surgimento de estrias é muito comum nos seguintes casos:

  • Rápido ganho de peso
  • Crescimento na adolescência
  • Gravidez
  • Cirurgia de implantes mamários
  • Musculação
  • Uso de esteróides ou corticóides
  • Predisposição genética

Estrias: Em quem aparecem?

·  Puberdade: o crescimento rápido é típico em jovens que passam pela puberdade, de modo que o surgimento de estrias é algo normal para a maioria das meninas e meninos. Quando uma pessoa cresce ou ganha peso muito rapidamente (como durante a puberdade), essa pessoa fica propensa a desenvolver estrias.

·  Ganho rápido de peso: engordar ou emagrecer muito em pouco tempo pode causar estrias. O efeito sanfona, ou seja, a alternância entre períodos de engorda e de emagrecimento também deve ser evitado.

·   Fisiculturistas: são propensos a obter estrias por causa das rápidas mudanças corporais que podem ocorrer com a musculação.

. Uso de medicamentos: Pessoas que usam cremes para a pele ou pomadas contendo corticóides (como hidrocortisona) por mais de algumas semanas também podem ter estrias. O mesmo acontece com as pessoas que precisam tomar altas doses de corticosteróides orais por meses ou mais.

·  Gravidez: as estrias são mais comuns em mulheres, especialmente durante a gravidez. À medida que a barriga cresce para dar espaço ao bebê, a pele se estende. Os hormônios que aumentam durante a gravidez também podem enfraquecer as fibras da pele e causar estrias.

·  Obesidade: pessoas obesas tendem a desenvolver estrias devido ao período prolongado de alongamento da pele.

Como as estrias parecem?

No início, as estrias aparecem como linhas avermelhadas ou arroxeadas que podem ter uma textura diferente da pele ao seu redor. Elas tendem a desbotar do vermelho ou do rosa ao azul arroxeado ou roxo. Ao longo do tempo, tendem a ficar esbranquiçadas, já indicando que são estrias antigas.

Elas podem aparecer em muitas partes do corpo, sendo mais comuns nas seguintes regiões:

  • Braços
  • Costas
  • Seios
  • Nádegas
  • Ancas
  • Ombros
  • Barriga

Estrias: Sinais e Sintomas

Antes que as estrias comecem a surgir, a pele pode parecer fina, rosada, irritada e coçando.

As marcas desenvolvem-se inicialmente como estrias rugosas e elevadas, que podem ser vermelhas, roxas, rosa, marrom avermelhadas ou marrons escuras, dependendo da cor da pele. As estrias eventualmente desbotam e tendem a mudar para uma cor prateada ao longo do tempo.

Como diagnosticar estrias?

As estrias são facilmente diagnosticadas com base em um exame cutâneo e uma revisão do histórico médico de uma pessoa.

O médico geralmente fará perguntas com base em sinais e sintomas, bem como quaisquer medicamentos atualmente em uso ou condições médicas existentes.

As estrias não são prejudiciais e não causam problemas médicos. Em casos raros, elas podem indicar um problema médico subjacente que requer tratamento ou monitoramento.

Tratamento para estrias

Afinal de contas, existem produtos que ajudam no tratamento das estrias?

Existem muitos cremes para estrias no mercado que prometem todos os tipos de resultados. Como segurança vem em primeiro lugar, prefira sempre aqueles aprovados pela ANVISA.

Os seguintes princípios ativos são comprovadamente eficazes no combate às estrias e devem estar presentes no creme para estrias de sua escolha:

Óleo de Rosa Mosqueta: O óleo de Rosa Mosqueta é extraído das sementes da Rosa Mosqueta – uma planta silvestre conhecida no mundo todo, principalmente na região chilena dos Andes, onde está a sua maior plantação. O óleo tem excelente função cicatrizante, pois é rico em ácidos graxos, vitamina A e compostos cetônicos. Seus benefícios de renovação celular para a pele são comprovados cientificamente.

Barbatimão: É uma árvore proveniente do cerrado brasileiro, cuja casca apresenta poderosa ação cicatrizante por conta da grande quantidade de taninos. Estimula a cicatrização de diversos tipos de lesões na pele.

Aloe Vera: Conhecida popularmente como Babosa, a Aloe Vera também é uma planta de benefícios comprovados. É capaz de promover a hidratação, nutrição e restauração da pele, além de apresentar atividade antibacteriana e cicatrizante.

Ácido Glicólico: O ácido glicólico é muito utilizado para o tratamento de estrias pelo seu potencial hidratante e, principalmente, de estimular a produção de colágeno nas camadas internas da pele.

Existem procedimentos médicos para se livrar das estrias?

Existem procedimentos médicos indicados para o tratamento de estrias, mas podem ser muito caros e causar muita dor. Consulte um médico de pele ou cirurgião plástico para saber as vantagens e desvantagens de cada um deles:

A terapia com laser pulsado de corante é uma rajada de luz indolor usada em estrias vermelhas. A energia da luz acalma os vasos sanguíneos sob a pele que podem causar as marcas.

A terapia fracionária a laser de CO2 é um novo tratamento que pode suavizar velhas estrias brancas. Um estudo mostrou que as estrias das mulheres desapareceram após cinco sessões em comparação com outras que usavam cremes tópicos com ácido glicólico e tretinoína.

A microdermoabrasão usa pequenos cristais para remover a camada superior da pele. Um novo estudo mostrou que esse tratamento ajudou a desbotar novas estrias avermelhadas quando combinadas com cascas da pele.

A cirurgia estética, como uma abdominoplastia, pode remover a pele com estrias. Mas essas operações podem deixar cicatrizes. Além disso, muitas vezes são dolorosos e caros.

Camuflagem de estrias, método recente que vem ganhando muita popularidade, a camuflagem de estrias é uma tatuagem que se faz nas estrias na mesma cor da pele. Os resultados dão a percepção de que as marcas não estão ali. A profundidade das estrias não muda com este método e a pessoas que vai fazer o procedimento precisa-se tomar muito cuidado na hora de escolher a tonalidade da tinta a ser usada. Se for diferente da pele as marcas podem acabar se sobressaindo e ficando pior do que era antes.

Jato de plasma, é um tratamento recentemente usado para estrias onde o aparelho utilizado emite um jato de plasma de alta temperaturaque atua queimando o extrato córneo daquela região para estimular a produção de colágeno e renovação celular

Como prevenir as estrias?

As estrias nem sempre podem ser evitadas. No entanto, as seguintes etapas podem ajudar a reduzir o risco:

  • Mantenha um peso saudável
  • Evite o efeito sanfona
  • Adote uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais.
  • Procure ganhar peso de modo lento e gradual durante a gravidez.
  • Beba seis a oito copos de água todos os dias.

Por Guilherme Assumpção Guaraldo Monteiro

Farmacêutico Bioquímico
CRF-SP: 41162

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *