como tratar estrias na barriga

A barriga é uma das partes do corpo que mais costuma tornar evidente os efeitos do ganho ou da perda rápida de peso. Por outro lado, ela também é uma das regiões do corpo com a qual homens e mulheres mais se preocupam em manter “sarada”.

Por isso, quando as estrias resolvem aparecer nesse local, elas podem acabar se tornando um grande obstáculo na vida amorosa e social, trazendo prejuízos reais à vida das pessoas, uma vez que as marcas tendem a ficar salientes e também podem vir acompanhadas de coceira e ardência.

As estrias irrompem no momento em que ocorre a ruptura das fibras de colágeno. Isso acontece quando, por exemplo, o corpo se desenvolve muito depressa, há uma grande variação de peso, aumento demasiado e acelerado de massa muscular ou ainda por fatores genéticos e até mesmo hormonais.

Colágeno

ação do colágeno na pele

Pele flácida x Pele tonificada

colágeno Proteína responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele

elastina Proteína de ação complementar ao colágeno, que sustenta a elasticidade da pele

fibroblastos Células que produzem as fibras de colágeno e elastina na pele

O colágeno é uma proteína que ocupa um papel importante no nosso organismo. É ele o responsável por proporcionar elasticidade para a nossa pele ao mesmo tempo em que oferece resistência.

Dessa maneira, toda vez que expomos o nosso corpo a situações de estresse (como as citadas anteriormente), corremos o risco de desenvolver estrias. O pior de tudo é que dependendo do estilo de vida da pessoa, elas podem aparecer em outras áreas do corpo.

Estrias brancas e vermelhas

estrias brancas na barriga

estrias vermalhas na barriga

No começo, as cicatrizes têm uma aparência avermelhada e conforme o tempo vai passando e se não forem tratadas, elas vão ficando mais velhas e adquirem um aspecto esbranquiçado.

As estrias vermelhas são mais jovens e fáceis de tratar, já as estrias brancas são mais difíceis e exigem mais tempo de tratamento e disciplina diária para combate-las.

Nas mulheres, as estrias na barriga são um incômodo muito frequente, especialmente a partir do 3º mês de gestação e no pós-parto, justamente pela necessidade de expansão do útero e dos quilos extras adquiridos durante a gravidez. Daí a importância de investir cuidados em prevenção e em hábitos saudáveis.

Como prevenir as estrias na barriga

estrias na barriga

Em primeiro lugar, você pode procurar uma atividade física com que se identifique e desenvolver uma rotina de exercícios, mas não exagere na dose. Caminhadas, academia, yoga… Enfim, há uma infinidade de opções, basta escolher e seguir em frente.

Em segundo lugar, beber muita água e estar sempre bem hidratado é fundamental para manter a pele em boas condições e livre das estrias. Também é interessante o uso de hidrantes para deixar a pele renovada.

Em terceiro lugar, saiba que ter uma alimentação saudável e variada é importante para a manutenção da pele. Evite alimentos gordurosos com alto teor de açúcar. Essa iniciativa é relevante seja para a prevenção ou para o tratamento das estrias.

Tratamentos para estrias na barriga

Laser de CO2

laser de co2 para estrias

Proporciona bons resultados quando utilizado em estrias vermelhas e brancas. Melhora a produção de colágeno no local e contribui para a cicatrização da pele. Durante a aplicação é possível sentir dor leve. Os resultados começam a ser notados em até 40 dias após o início do tratamento.

Carboxiterapia

carboxiterapia para estrias

O tempo de tratamento depende de um conjunto de fatores, assim como os resultados. Durante as sessões, é injetado CO2 no tecido subcutâneo, trazendo benefícios para o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos. Como o tratamento é feito com uma agulha, ele gera um desconforto.

Microagulhamento de Ouro

microagulhamento com radiofrequencia para estrias

O microagulhamento com radiofrequência trata estrias numa camada mais profunda da pele, gerando calor e contribuindo para uma melhor oxigenação dos tecidos com o mínimo de danos às camadas superficiais da pele. Os resultados são excelentes.

Ácidos

acidos para estrias

O ácido retinoico é um potente estimulador para a produção de colágeno, fator determinante quando se trata de estrias, já que a sua falta é a responsável pelo aparecimento das mesmas.

Luz Pulsada

luz pulsada para tratar estrias

O tratamento com luz pulsada é indicado para estrias mais recentes e usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser. É um tratamento indolor.

Dermoabrasão

dermoabrasao para estrias

A dermoabrasão é um lixamento da pele utilizando ponteiras de diamante com espessuras diversas. Ao aplicar as ponteiras sobre a pele, cria-se uma escoriação sobre a estria. A dermoabrasão é geralmente associada à intradermoterapia e é mais indicada para estrias brancas e profundas. Nas primeiras semanas após o tratamento, também é importante evitar a exposição ao sol.

Creme para estrias

creme para estrias na barriga

O hidratante pode ser um grande auxiliar na prevenção e tratamento de estrias, já que ele mantém a pele hidratada. Além disso, os cremes com ácidos também podem oferecer benefícios. O Cicatrissim é um creme que possui o ácido retinoico aliado a extratos vegetais e se caracteriza pela sua eficácia no tratamento de estrias na barriga e demais regiões do corpo.

Outra vantagem é que em muitos casos eles podem ser usados simultaneamente a outros tratamentos. Mas é preciso ter a consciência de procurar aconselhamento médico antes de iniciar qualquer tratamento domiciliar.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog e fique por dentro das nossas dicas e informações sobre todos os tipos de tratamento para estrias.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *