Saiba como lidar com estrias nas pernas

As estrias são lesões na pele que podem causar bastante constrangimento e comprometer a autoestima das mulheres. Entenda como essas marcas podem ser tratadas!

As estrias nas pernas são um incômodo bastante comum, especialmente entre as pessoas do sexo feminino. Para quem vive em um país tropical como o Brasil, estas marcas de pele podem se tornar ainda mais desconfortáveis, muitas vezes se tornando um impedimento para que as mulheres se sintam bem para deixar as pernas à mostra em um dia de sol.

Por mais que esta seja uma alteração de pele que pode aparecer em praticamente todas as regiões do corpo, as estrias nas pernas podem ser ainda mais inconvenientes justamente por estarem localizadas em uma área mais exposta. Para tentar minimizar a presença dessas manchas, evitando que elas se tornem um transtorno ao bem-estar e autoestima, muitas pessoas buscam por soluções contra as estrias.

Confira a seguir as melhores formas de lidar com estrias nas pernas.

Entenda o que são as estrias

De modo simplificado, a estrias são lesões lineares que se formam quando a pele sofre um estiramento maior do que poderia suportar, levando ao rompimento das fibras de colágeno e elastina. Essas fibras suportam um determinado limite de distensão que, quando é ultrapassado, faz com que o tecido seja rompido e leve à formação das estrias. As estrias nas pernas, portanto, são cicatrizes do rompimento de colágeno.

É importante destacar que as estrias representam apenas uma alteração estética, não causando qualquer tipo de prejuízo à saúde das pessoas. Os incômodos associados à presença de estrias nas pernas, entretanto, são capazes de causar danos à autoestima, autoconfiança e bem-estar das mulheres.

Na fase inflamatória do estiramento das fibras elásticas e colágenas da pele, as estrias têm aparência avermelhada ou arroxeada e podem coçar. Isso acontece devido ao rompimento das fibras, que fazem com que se forme um machucado na pele, por onde ainda há circulação sanguínea para reconstituir e cicatrizar a região. Após a cicatrização, as estrias se tornam esbranquiçadas, podendo ter textura ou serem lisas.


O que causa estrias nas pernas?

Conforme foi explicado, as estriaspodem se formar em todas as situações que levam ao rompimento do colágeno na superfície da pele — tais como o processo natural de crescimento do corpo durante a infância e adolescência, o ganho repentino de peso ou até mesmo a gestação. Hábitos alimentares, predisposição genética e falta de hidratação na pele são alguns aspectos que podem favorecer o aparecimento de estrias.

Todas as pessoas estão sujeitas ao desenvolvimento de estrias nas pernas ou em qualquer outra parte do corpo. Os adolescentes estão entre os grupos com maior risco de apresentar esta alteração de pele, sendo estimado que 70% das jovens e 40% dos meninos desenvolvem as linhas ao longo da adolescência. Entre as gestantes, a ocorrência de estrias é ainda maior, chegando a 90%.

É normal ter estrias nas pernas?

As estrias aparecem em qualquer área do corpo, mas tendem a ser mais comuns em áreas mais sujeitas ao esticamento de pele ao longo do estirão puberal e em locais com tendência a armazenar gordura — tais como coxas, nádegas, abdômen, tórax e braços. Isso significa, portanto, que o aparecimento de estrias nas pernas é considerado normal.

É possível prevenir o surgimento de estrias nas pernas?

O melhor tratamento para estrias nas pernas é sempre a prevenção, que pode ser feita a partir da hidratação da pele e da adoção de cuidados gerais com o corpo. Algumas das principais dicas para prevenir o desenvolvimento dessas marcas de pele são:

  • Beba água, mantendo o organismo hidratado e funcionando adequadamente;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Alimente-se adequadamente, de modo a manter o corpo bem nutrido e controlar o peso corporal;
  • Fique atenta às mudanças repentinas de seu corpo, especialmente aumento dos seios e ganho de peso.

O que é bom para tratar estrias nas pernas?

Por mais que a prevenção seja a melhor maneira de minimizar as estrias nas pernas, nem sempre é possível evitar completamente o desenvolvimento dessas marquinhas de pele. Nesses casos, é possível adotar algumas medidas capazes de amenizar de maneira significativa a aparência das estrias, sendo recomendado iniciar o tratamento assim que as cicatrizes começarem a surgir.

Quando as estrias ainda estão em sua fase inflamatória — ou seja, quando as marcas estão avermelhadas —, a circulação sanguínea da região é mais intensa, o que favorece a penetração de ativos passados na pele. Isso significa que os resultados tendem a ser mais rápidos quando o tratamento é iniciado antes que as estrias nas pernas tenham terminado o processo de cicatrização, apresentando também melhores resultados.

O mercado atualmente conta com diversas opções de cremes que prometem reduzir a presença de estrias nas pernas e demais regiões do corpo, trazendo substâncias que estimulam a produção de colágeno e demais fibras cutâneas. Ácido retinoico, Vitamina A, óleo de amêndoas e D-pantenol estão entre os principais ingredientes encontrados nesses produtos. 

CicatriSSim: solução para estrias nas pernas

Com uma poderosa forma que contém extratos vegetais naturais da flora brasileira, o creme CicatriSSim é um potente cicatrizante que reduz a inflamação das estrias e acelera processo de cicatrização das fibras de colágeno que se romperam. Tanto estrias vermelhas quanto brancas podem ser tratadas a partir deste produto, que traz excelentes resultados e melhora significativamente a aparência das estrias.

Um dos principais componentes do CicatriSSim é o Barbatimão, que possui uma grande quantidade de taninos e é popularmente famoso por ser altamente eficaz na cicatrização de feridas. Além disso, o creme traz em sua composição a Rosa Mosqueta, Aloe Vera e Ácido Glicólico. Juntas, essas substâncias promovem hidratação, rejuvenescimento da pele e aumento da produção de colágeno.

O comparativo entre antes e depois do uso de CicatriSSim apresenta resultados impressionantes para redução das estrias nas pernas. Confira no vídeo abaixo como a Larissa reduziu estrias na região das nádegas utilizando o creme:

Se você ainda tem dúvidas em relação aos resultados que podem ser alcançados a partir do uso do CicatriSSim, confira algumas fotos de pessoas que reduziram estrias nas pernas e em demais partes do corpo clicando aqui.

Não deixe para depois! Comece o tratamento para estrias nas pernas com CicatriSSim!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Portal MD Saúde.

2 opiniões sobre “Saiba como lidar com estrias nas pernas

  • 31 de janeiro de 2020 em 17:49
    Permalink

    Eu precisa tirar essas estria muito ruim fica com elas mim ajuda

    Resposta
  • 7 de abril de 2020 em 19:18
    Permalink

    Eu tenho estrias atrás do joelho e tenho MT vergonha nem uso chorar estou usando cicatrissim espero q eu tenha resultado..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *