As estrias são marcas que surgem quando a pele é esticada rapidamente e as fibras de colágeno se rompem.
Elas podem aparecer após a gravidez, ganho de peso, crescimento ou até treinos intensos.
Embora não seja possível eliminar completamente as estrias, é possível reduzir significativamente as estrias com o uso contínuo de produtos certos e cuidados diários que estimulam a regeneração da pele.

Por que as estrias aparecem?

As estrias surgem quando há ruptura das fibras de colágeno e elastina na pele — normalmente causadas por estiramento rápido.
Fatores como gravidez, ganho de massa muscular, crescimento na adolescência e variações de peso estão entre as causas mais comuns.
Elas podem começar vermelhas ou roxas, e com o tempo se tornam brancas ou prateadas, quando o processo inflamatório já passou.
De acordo com um estudo publicado em 2015 pelo dermatologista Jean L. Bolognia, durante a puberdade a incidência global de estrias é de 25% a 35%. Por outro lado, em mulheres durante o período de gestação esses números podem chegar até 75%.
Nas mulheres, as partes do corpo mais atingidas pelas estrias são coxas, nádegas, mamas e abdômen, durante a gravidez. Já nos homens, as estrias surgem com mais frequência nos ombros, braços, coxas e região lombar.
Diferença entre estrias brancas e vermelhas
Estrias vermelhas e estrias roxas

Quando as estrias estão vermelhas ou roxas significa que elas estão no estágio inicial e que há um processo inflamatório no local. Esses fatores evidenciam que há circulação de sangue na região e que o tecido não foi totalmente cicatrizado. Inclusive, por esses motivos, pode ocorrer coceira no local afetado pelas estrias.
O tratamento de estrias vermelhas e roxas é mais simples e eficaz. Como o rompimento dos tecidos ocorreu há pouco tempo, a cicatrização e melhora da aparência da pele podem ser percebidas mais rapidamente.
Estrias brancas

As estrias brancas têm esta coloração porque já estão completamente cicatrizadas e não há mais circulação sanguínea ou inflamação no local onde houve o rompimento das fibras da pele. Elas podem apresentar variações de textura, tanto relevos leves (atróficas) como relevos profundos (hipertróficas).
Por esses motivos, o tratamento das estrias brancas é mais complexo e leva mais tempo. Porém, ao contrário do que muitas pessoas dizem, as estrias brancas têm cura.
Então, como reduzir estrias brancas? Com tratamentos mais profundos e, principalmente, com constância e disciplina. Dessa forma, a partir do segundo mês de tratamento já será possível observar os primeiros sinais de melhora da pele.
Como eliminar estrias naturalmente?

Não é possível eliminar completamente as estrias, mas é possível reduzir significativamente estimulando a regeneração da pele e a produção de colágeno.
O Cicatrissim é um dermocosmético com ativos vegetais fitoterápicos que melhoram a elasticidade, restauram as fibras rompidas e suavizam a aparência das marcas.
O uso contínuo promove uma transformação visível da textura da pele, deixando-a mais lisa, firme e uniforme.
Laser fracionado
O tratamento com laser fracionado é um dos mais indicados atualmente. É rápido e proporciona bons resultados logo nas primeiras sessões.
Antes de iniciar as aplicações, é recomendado o uso de ácido retinoico para preparar a pele para os raios laser.
Tratamento com ácidos
O ácido retinoico e o ácido glicólico estimulam a produção de colágeno, melhorando a aparência da pele afetada pelas estrias. Os ácidos agem amenizando as marcas causadas pelas estrias e dando mais firmeza à pele.
Porém, esse tipo de tratamento não é indicado para todas as pessoas. Gestante e mulheres que estão amamentando não podem realizar tratamentos de estrias que contenham ácidos.
Peelings químicos
Os peelings químicos agem na pele promovendo a descamação dos tecidos da área afetada pelas estrias. Esse processo estimula a formação de novas fibras elásticas, amenizando a aparência das estrias.
O peeling químico é indicado, principalmente, para a redução de estrias vermelhas ou roxas, que ainda estão no estágio inicial, apresentando resultados aparentes em pouco tempo.
Peeling de diamante e dermoabrasão
O peeling de diamantes e a dermoabrasão consistem no lixamento das estrias utilizando cristais e diamantes que são colocados na ponta de aparelhos específicos para esse tipo de procedimento.
Esse processo causa microfissuras na região afetada pelas estrias, estimulando a produção de novas fibras de colágeno e deixando o aspecto da pele mais uniforme.
Subscisão
Neste tipo de tratamento, uma agulha específica para este fim é introduzida ao longo das estrias e, com movimentos circulares precisos, ela percorre toda a extensão afetada.
O objetivo é gerar um hematoma local e, com isso, estimular a formação de novas fibras elásticas e de colágeno para reduzir as marcas causadas pelas estrias.
Creme para estrias
O creme Cicatrissim, elaborado à base de extratos e óleos vegetais, como o óleo de rosa mosqueta, aloe vera, extrato de barbatimão e ácido glicólico, é um produto aprovado pela Anvisa e que apresenta excelentes resultados no tratamento de estrias.
Com a aplicação diária de CicatriSSim após o banho, é possível observar resultados de forma rápida e prática, por um valor acessível, sem procedimentos invasivos e do conforto do seu lar, sem precisar se deslocar para clínicas ou consultórios.
Resultados esperados com o uso do Cicatrissim
Para estrias vermelhas, resultados iniciais são esperados em até 30 dias, e continuam melhorando conforme o tratamento é mantido.
Para estrias brancas, os resultados iniciais costumam aparecer entre 60 e 90 dias, evoluindo com o uso contínuo do produto.
Após esse período, a pele apresenta melhora visível na coloração, textura e firmeza.
Quer ter resultados de verdade e de forma rápida no tratamento de estrias? Clique aqui e compre agora o seu creme redutor de estrias CicatriSSim.
Perguntas frequentes sobre como eliminar estrias
As estrias podem clarear e suavizar a ponto de ficarem quase imperceptíveis. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhores os resultados. Mas não é possível garantir que serão eliminadas completamente.
Para estrias vermelhas, resultados iniciais são esperados em até 30 dias.
Para estrias brancas, entre 60 e 90 dias, com melhora contínua.
Sim. É indicado para barriga, seios, coxas, glúteos, braços e costas.
Sim, o uso é permitido, exceto nas estrias dos seios durante a amamentação.
Não é recomendado o uso durante a gravidez.


